Cristina (esq.) e Agni são as autoras do livro 'Imagem pessoal e etiqueta: o caminho mais curto para o sucesso'

Cristina (esq.) e Agni são as autoras do livro ‘Imagem pessoal e etiqueta: o caminho mais curto para o sucesso’

Microsoft Word - Document6

Por Michelle Santirocchi
Repórter  Dom Total

Está tudo dando certo na sua vida? Caso esteja, você provavelmente não precisa mudar nada na sua imagem. Mas se você respondeu que “não”, é hora de repensar suas atitudes e a imagem que está passando. Essa é a avaliação simples que devemos fazer, segundo Cristina Gontijo, consultora em imagem e comportamento e uma das autoras do livro “Imagem pessoal e etiqueta: o caminho mais curto para o sucesso”.

Para ela, não existe uma imagem certa ou errada, mas é preciso tomar alguns cuidados. “Existe uma imagem adequada aquilo que fazemos e que combina com nossos objetivos. Temos que refletir se estamos andando na mesma via do que queremos. Suponhamos que há uma pessoa que trabalhe em uma empresa formal e se vista de forma esportiva. Essa pessoa terá que optar se abre mão do seu estilo enquanto está trabalhando ou se muda de empresa”, contou.

Cristina também falou sobre as dúvidas mais frequentes dos clientes. Para ela, as pessoas costumam confundir moda social com moda profissional. “Quando vamos a uma loja e o vendedor diz que está lindo e na moda, você deve se perguntar ‘mas qual moda?’ Há itens que não são bem-vindos no guarda-roupa profissional”, ressalta.

Escolher uma roupa que não combina com o ambiente em que a pessoa está inserida também é um erro. Assim como adotar um comportamento inadequado. “Levar acompanhante (não convidado) para um evento e não saber escutar são alguns exemplos de erro”.

O olhar dos outros

O julgamento das pessoas também é coisa comum de acontecer.  “Certamente que isso acontece. Há vários trabalhos que falam sobre isso, um deles é do norte-americano Albert Mehabian, que nos mostra que somos julgados em segundos. Ele chama de Visual tudo o que conseguimos ver em alguém (roupa, cabelo, asseio, comportamento, linguagem corporal, etc. ) de Vocal a maneira como nos comunicamos (a energia que colocamos ao falar) e Verbal, o conteúdo que dizemos a alguém. No impacto das relações, segundo ele, o Visual tem uma importância de 55%, o Vocal de 38% enquanto o Verbal somente 7%”, disse.

Para ressaltar o quanto é importante ter cuidado ao montar sua imagem profissional, Cristina contou um caso que aconteceu com um dos clientes de sua empresa. “Uma empresa nos procurou porque queria passar uma imagem de credibilidade para o mercado e por isso resolveu investir no treinamento de seus colaboradores. No primeiro momento, essa optou pela capacitação apenas dos líderes e, como o efeito foi expressivo, ampliou para todos os colaboradores da empresa. Esse cliente nos relata que os benefícios alcançados agregaram no seu negócio não só em relação à credibilidade e a segurança da equipe mas, sobretudo, no resultado alcançado”, disse.

O livro

No livro “Imagem pessoal e etiqueta: o caminho mais curto para o sucesso”, as autoras Cristina Gontijo e Agni Melo dão dicas práticas para o cotidiano profissional e social relacionadas ao comportamento e à imagem pessoal.  Na obra, é discutida tanto a imagem pessoal quanto as atitudes que as pessoas devem adotar. “Uma coisa não é efetiva sem a outra. Roupa adequada e indelicadeza não resolve muita coisa”.

Cristina e Agni são sócias na “Arte de Treinar” e prestam consultorias para empresas, ministram palestras e cursos nas áreas de imagem pessoal, comportamento e oratória.

A ideia de escrever o livro nasceu há cinco anos. “Tivemos a ideia considerando que produzíamos muito material (apostilas) para os nossos cursos abertos e in company. Além disso, a experiência com nossos clientes de consultoria e empresas que nos contratam para treinamentos de seus colaboradores é preciosa. Aquelas dúvidas que temos e precisam ser esclarecidas de forma objetiva”, conta Cristina.

As principais dicas de Cristina

– Prestar atenção no Dress Code (código de vestimenta) do local que você esteja (empresarial ou social)

– Não ser invasivo (perguntar idade, quanto ganha, quanto custou alguma coisa)

– Não insistir (para comer ou beber mais, ficar mais um pouco, dar opinião sobre algum assunto)

– Observar o outro sempre para não passar dos limites.

SERVIÇO

Livro: Imagem pessoal e etiqueta: o caminho mais curto para o sucesso

Autoras: Cristina Gontijo e Agni Melo

Preço: R$ 39,90

Local de vendas: Livraria Leitura (BH Shopping, Boulevard, Pátio Savassi e Del Rey), Livraria Saramago e Café com Letras. Pela internet na editora Laços ou na livraria Martins.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.