Nas situações sociais, estamos em contato com pessoas de outros credos, religiões, visões políticas. Devemos estar preparados para isso, porque encontrar pessoas diferentes é do traquejo social.

As regras de conduta e boa educação estão mais vivas do que nunca. Prova disse é que os livros sobre o assunto estão tomando as livrarias e se multiplicam sites com dicas de boas maneiras. O tema etiqueta à mesa, por exemplo, norteia capítulos de novelas da Rede Globo.

Hoje não bastam os conhecimentos técnicos, experiência para ser um bom profissional e obter sucesso. A preocupação com atitudes corretas no processo de negociações ou no comportamento em equipe é extremamente importante para que aumentemos nossa projeção no mercado, independentemente da área de atuação ou cargo que ocupemos, é aí que entra a etiqueta!

A capacidade de reconhecer e agir de acordo com as regras básicas de comportamento social e organizacional é fundamental ao modo como o profissional é percebido e respeitado. Podemos ser melhores no dia a dia. Chamar alguém pelo nome, dar um sorriso sincero,  desejar um “bom dia”, usar palavras gentis como “por favor”, “muito obrigado(a)”, fazer ou retribuir uma gentileza são fatores que sempre contarão pontos a nosso favor e farão toda a diferença em nossos relacionamentos.

Conhecer etiqueta tem se tornado cada vez mais um diferencial em qualquer ambiente. Em sociedade estamos dispostos á diferença. Desde conviver com pessoas com opções sexuais diferentes da sua a novos agregados na família, como os filhos de namorado. Nas situações sociais, estamos em contato com pessoas de outros credos, religiões, visões políticas. Devemos estar preparados para isso, porque encontrar pessoas diferentes é do traquejo social.

Nos dias de hoje, é imprescindível saber se relacionar cordialmente com as pessoas, independente da hierarquia ou do nível sociocultural de cada um daqueles que  compartilham  mesmo espaço de convivência. Para viabilizar contatos e concretizar bons negócios é ideal que o relacionamento entre as pessoas e as organizações seja pautado nas bases da moral e da ética.

A partir desse novo cenário, percebemos uma maior preocupação entre os empresários em se dedicarem com bastante atenção ao aperfeiçoamento dos conhecimentos na arte da convivência humana. Na busca da melhoria dessa arte, as empresas esperam também de seus empregados uma postura profissional: competência para exercer sua função , roupa apropriada ao trabalho, comportamento adequado em todos os seguimentos e, certamente, bom senso.

É interessante frisar que não existe nada mais útil do que as regras de etiqueta. Em primeiro lugar, na qualidade de regras, valem para todos, assim, dispensam invenções pessoas que nem sempre dão certo. Em segundo lugar, são democráticas: as mesmas normas podem ser aplicadas por qualquer pessoa. Assim, não há erros, nem gafes.

 

DICAS da consultora da Arte de Treinar:

    • Falar baixo;
    • Cabe a quem chega a um ambiente cumprimentar o outro que já se encontra ali;
    • Ser discreto, não fazer perguntas ou insinuações inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta;
    • Os excessos devem ser evitados: na bebida, na comida e na maneira de se vestir;
    • Manter o celular desligado quando fizer parte de uma  plateia silenciosa: cinema, teatro, reuniões;
    • Honrar a sua palavra, ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios e pontual com os compromissos assumidos.

 

 

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