Detalhes simples, como a maneira de se expressar e de se vestir, podem garantir ou eliminar as chances de contratação do candidato mesmo que ele tenha um currículo invejável. A primeira impressão faz toda a diferença!
- Cabelos: cabelos curtos e bem penteados em cores discretas.
- Unhas: limpas e bem cortadas. O esmalte deve ter tons discretos, na área da saúde prefira os clarinhos. Jamais use borrados ou descascando.
- Roupa: opte por peças discretas, confortáveis, com tons neutros e de acordo com o código de vestimenta adotado na empresa. Os sapatos também são importantes. Eles devem estar limpos e em bom estado. Mulheres não devem usar saltos muito finos e com “cara de festa”.
- Postura: passe segurança. Mantenha a postura ereta e firme, voz em tom natural e braços soltos, olhando sempre para o entrevistador.
- Tatuagens e piercings: retire os piercings que estejam em lugares muito evidentes (boca, nariz, língua). Cubra partes tatuadas do corpo.
- A conversa: responda o que te perguntam de forma clara e objetiva, salientando como pode contribuir para a empresa.
- Detalhes da vaga: aguarde o entrevistador abrir os detalhes da vaga. Se não ficar claro, pergunte.
- Bom português: prepare-se para entrevista. Informe-se sobre a empresa. Caso cometa algum deslize, volte e se corrija educadamente.
- Verdade: exponha qualificações que você terá como comprovar, se for contratado. Faça sua apresentação de forma clara, convencendo o entrevistador de que você é o melhor candidato para a vaga.
- Pontualidade: compareça com 15 minutos, ao menos, de antecedência e informe-se se está no lugar certo. Isso evitará transtornos e nervosismo na hora da entrevista.