fbpx
3 Março 2019
Comments: 2
Category: Blog
3 Março 2019, Comments: 2

   Na semana passada publicamos um artigo sobre a ordem de tomar café. Hoje vamos falar da grafia correta, expresso ou espresso?

Em cafeterias, é muito comum encontrarmos a grafia italiana espresso, do mesmo modo que se usam nesses ambientes várias outras palavras estrangeiras: cappuccinofrappuccino, macchiatocroissantinúmeros baristas e pessoas ligadas a esse meio defendem o uso da palavra espresso e alegam que trata-se de um café selecionado e outros simplesmente as usam para dar um ar italiano em seus cafés. Porém, não parece ser razão suficiente para importarmos também a grafia original e a usarmos indiscriminadamente em qualquer meio. Espresso é uma palavra italiana que, em português, traduz-se como expresso. Foi na Itália que nasceu o café preparado dessa maneira, na hora, numa máquina especial.

Em português utilizamos a palavra `expresso`, que é uma tradução literal do italiano espresso, que por sua vez vem do latim `exprimere` que significa tanto `extrair` quanto `pronunciar`. Na língua portuguesa foram tirados dois verbos distintos `espremer` e `exprimir`. Por isso, nunca ficou estabelecido se o espresso italiano nasceu com sentido `exprimido`, feito sob pressão ou `rápido, direto ao ponto`. O fato é que estamos no Brasil e não no Brazil, falamos português e a grafia correta aqui é expresso.

Neste mês teremos o curso Português Descomplicado, onde trataremos dos tropeços comuns do nosso dia a dia.

2 responses on “Café expresso ou espresso?

  1. José Carlos Oliveira disse:

    Ótimo, direto ao ponto. Hoje em dia as pessoas têm medo de dizerem se é uma coisa ou outra. Vi esse assunto em outros posts e a maioria fica em cima do muro dizendo que pode uma coisa E outra. Negativo, é ou não é!

  2. Marta Soares disse:

    Adorei o da semana passada e agora ficou ainda mais completo, obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat