fbpx
3 outubro 2019
Comments: 0
Category: Blog
3 outubro 2019, Comments: 0

  Receber amigos em casa é uma delícia, mas demanda organização e planejamento. Para facilitar a sua vida vamos fazer uma lista do que você precisará conferir ou providenciar antes de receber alguém.

1 – Data: Para convidar um amigo por WhatsApp ou telefone – mande uma mensagem com 2 semanas de antecedência.

2 – Evento: O que você vai oferecer? Almoço? Jantar?

3 – Tipo de serviço: Americano (bufê), Franco-americano (mesa posta e bufê), Inglês direto (o garçom serve cada convidado pela esquerda), Francês (o garçom apresenta a travessa, para cada convidado, pela esquerda e o convidado se serve), empratado (o prato chegará pronto). É de suma importância definir o tipo de serviço antes para que os demais passos possam ser planejados.

4 – Menu: Defina o que será servido. Quando é para poucas pessoas cabe perguntar se alguém tem restrição alimentar. Para uma festa maior é só servir mais opções.

5 – Utensílios: Suponhamos que você tenha escolhido um almoço, servindo peixe, serviço americano. A partir dessa definição os utensílios deverão ser providenciados. De acordo com o número de participantes verificar a quantidade de pratos rasos, pratos de sobremesa, copos, taças ou tulipas, talheres para o almoço, talheres de sobremesa, guardanapos, travessas e respectivas colheres para servir.

6 – Insumos: Conforme o menu definido, planejar o que deverá ser providenciado com antecedência e o que será comprado na véspera.

7 – Bebidas: O que vai harmonizar com o que será servido?

8 – Mobiliário: Se é um serviço à americana verificar a disposição do bufê, se todos irão sentar-se à mesa ou você precisará providenciar cadeiras extras.

9 – Decoração: Mesmo sendo a mais simples, cabe uma flor natural na mesa.

10 – Limpeza e organização dos ambientes, inclusive banheiros.

Conheça o curso Mesa Posta e Etiqueta da Arte de Treinar e faça bonito!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat