Muita gente pensa que Marca Pessoal, ou Personal Branding, tem a ver com trabalhar a aparência, mas não. É muito mais que isto, entenda.
Quando falamos sobre uma Marca Pessoal, tratamos do seu posicionamento no mercado, dos seus valores, das suas crenças. O Marketing Pessoal, será como essa Marca Pessoal irá se comunicar e se relacionar com o mercado. Dentro do Marketing, temos a Imagem Pessoal que engloba ainda o Comportamento, a Aparência e a Oratória . Portanto, é um conjunto de tudo que é percebido pelas pessoas, sobre você.
A Imagem Pessoal é uma forma poderosa de comunicação da Marca Pessoal. É bom que se diga que essa Imagem pode prejudicar ou valorizar a sua Marca.
Pontos do Marketing Pessoal e Imagem Pessoal que podem minar a sua Marca Pessoal
- Não ter os seus pontos de contato alinhados (WhatsApp, Canal Telegram, Redes, etc.). Isto significa que você precisa falar a mesma língua em todo lugar em que aparece;
- Deixar de responder, e-mails, mensagens;
- Prometer e não cumprir;
- Comunicar-se, de maneira escrita ou falada, com um português ruim;
- Destratar pessoas, se for na presença de outra(s), pior ainda;
- Desrespeitar a precedência, que é o grau de importância que uma pessoa tem em relação a outra;
- Reagir de maneira agressiva a adversidades (críticas, trabalhos não entregues, prazos não cumpridos);
A Imagem Pessoal sozinha não se sustenta, mas toda Marca Pessoal pode se beneficiar imensamente dela!
Teremos uma Aula 100% Gratuita de Marca e Marketing Pessoal – por videoconferência – no dia 5 de novembro. Falaremos deste assunto de forma bem mais aprofundada. Inscreva-se aqui!
Por Cristina Gontijo
Crédito: Foto de Andrea Piacquadio – Pexels