Por Cristina Gontijo
Em época de crise escutamos muito o tema demissão, que é um assunto constrangedor tanto para quem demite como para aquele que é demitido. Por isso, seguem algumas dicas para tentar amenizar o sofrimento de ambos os lados.
Quem demite:
Não prolongue o sofrimento, diga o que tem que ser dito sendo direto, sem ser mal educado, é a melhor forma de dizer que a pessoa não fará mais parte do quadro da empresa. Exemplo: Fulano, gostaria de agradecê-lo por todo o tempo que ficou conosco, mas a partir de hoje não precisaremos mais dos seus serviços. Coloco-me à sua disposição se precisar de algo. Depois disso, caso o demitido pergunte o por quê, você pode dar um feedback com toda delicadeza, ou seja, não ficar acusando, reclamando, etc.
Quem está sendo demitido:
Escute primeiro, você pode pedir o feedback mas não ficar se lamentando ou dizendo que precisa muito do emprego. Isso adiantaria para quê? Melhor deixar uma boa imagem na empresa, que futuramente poderá ser solicitada para dar referências a seu respeito. Agradeça pela oportunidade de ter trabalhado lá e, se possível, não deixe pendências antes de sair.