Hora de sair. E agora o que usar? Antes de pensar em o que usar devemos pensar em como usar. Aí vão algumas dicas:
Camisas: Deve-se prestar atenção para o estado da camisa. Ela deverá estar bem passada e com punhos e gola em bom estado e limpos. As camisas sem botões no colarinho normalmente são sociais, as com botões não devem ser usadas com gravata. Camisa de manga curta não combina com gravata! Com uma camisa mais formal (social sem gravata), desabotoe somente o primeiro botão do pé de gola. No caso de uma camisa ou situação informal, você pode desabotoar até o segundo botão. Camisa para dentro ou fora? Camisa social de algodão com calça reta social de lã, por exemplo, deve ser usada sempre por dentro da calça. Mas também existe um grupo de camisas mais urbanas chamadas de slin-fit, que são ajustadas, em padronagens mais marcantes que as sociais clássicas e que são apropriadas para serem utilizadas para fora da calça. Podem ser usadas com calças retas, chinos ou jeans.
Calças: As calças sociais devem cair muito bem sobre o corpo, com bom ajuste na cintura, nunca muito agarrada e nem folgada demais. O cós deve manter uma pequena folga; suas barras devem cair sobre os sapatos de modo que não seja curta e nem comprida; mantendo um dedo acima do salto, sem fazer “drapeados” (com calças esportivas isto é permitido). O vinco pode ser usado em calças sociais, nunca em calças esporte ou jeans.
Ternos: Os ternos lisos são mais formais que os de padronagens (Risca de giz, Príncipe de Gales etc), mas os de padronagens são mais modernos.
Sapatos: as cores devem combinar com as calças, os sapatos sociais têm sola fina e de couro. Para não errar use roupa clara com sapato marrom e roupa escura com sapato preto. Sapatos de verniz só para traje à rigor.
Cintos: devem combinar com os sapatos em situações formais. Mais uma vez os modernos destoam porém tem que saber. Não use fivelas grandes em trajes sociais.
Paletó: Ainda é sinônimo de elegância deixar o botão de baixo do paletó desabotoado enquanto estiver em pé, mas isso não vale para paletós de um botão ou jaquetão (aquele que tem botões paralelos). Ao sentar-se abra o paletó, ao levantar-se feche-o.
Gravatas: podem ser combinadas com a camisa e/ou com o terno. Não se deve aliar excesso de informação com a estampa da gravata e da camisa, entretanto é aceito padronagens diferentes se você souber combinar, como camisa xadrez, gravata regimental (padronagem diagonal) e terno risca de giz. O comprimento da gravata deve terminar na altura da fivela do cinto. Regrinha básica para não errar é camisa mais clara que o terno e gravata mais escura que a camisa.
Prendedor de gravatas: Atualmente o prendedor de gravatas está em desuso.
E você, tem dúvidas? Participe do nosso Blog e deixe seu comentário ou dúvida.
Conheça o curso Etiqueta Empresarial e Imagem Pessoal da Arte de Treinar e fique por dentro de todos os códigos!
sem comentários