Ser graduado, pós-graduado, falar várias línguas e ter um currículo invejável pode não ser suficiente para o exigente mercado de trabalho de hoje. A imagem pessoal tornou-se um ponto de atenção. Imagem pessoal refere-se a tudo aquilo que uma pessoa consegue ver e escutar de outra: roupa, cabelo, gestos corporais, voz, a maneira de falar e o que se fala. Saber comunicar-se bem pode ser até mais importante do que títulos ou outros atributos. Sem a comunicação tudo fica mais difícil.
Por isso, temos que começar observar a maneira como pedimos algo a alguém, a forma como nos dirigimos ao boy, porteiro, familiares, equipe de trabalho. A comunicação é a porta de entrada para quaisquer relacionamentos e com ela a fixação de uma imagem que pode ser positiva ou negativa.
Dicas:
- Use bem a voz
- Pronuncie as palavras corretamente
- Meça o tom de voz de acordo com a distância de seu interlocutor
- Cuide para não ser agressivo com as pessoas
- Evite gírias no ambiente corporativo
- Procure escutar enquanto outra pessoa fala, sem interromper
Conheça nosso curso de Oratória