Autoconfiança é fundamental para o desenvolvimento e a construção de uma carreira sólida. O que pensamos a nosso respeito muitas vezes determina o sucesso que vamos obter na vida pessoal e profissional. Um estudo publicado na revista Science Translational Medicine, liderado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, confirma que o pensamento negativo tem impacto na saúde física e mental.
Não existe uma fórmula correta de perceber o mundo ou uma dose precisa de autoconfiança para conquistarmos os nossos objetivos. Por isso, o autoconhecimento é importante no desenvolvimento da autoconfiança, que vai se refletir na qualidade profissional de cada um.
Uma das formas de se conhecer melhor é por meio da Psicologia Cognitiva Comportamental, que traz três princípios bastante objetivos e úteis. São eles: o pensamento afeta o humor e o comportamento; o pensamento pode ser monitorado e alterado; mudanças no pensamento podem resultar no humor e no comportamento desejados.
O modelo cognitivo está embasado no fato de que uma situação desencadeia pensamentos automáticos que, por sua vez, geram nossas emoções. Esses pensamentos automáticos são formados pelas nossas crenças. É justamente isso que torna possível mudar, pois, quando transformamos nosso pensamento, mudamos nossa maneira de pensar, e consequentemente de agir.