Frederico Bottrel – Estado de Minas |
Um programa comunicador instantâneo (MSN Messenger ou Skype), um computador conectado à internet e uma webcam. Bastam esses elementos para estar elegante nos dias de hoje, pelo menos se você for adepto da consultoria de etiqueta on-line. Na tela, surge a imagem da mulher bem vestida, pronta a esclarecer dúvidas quanto à melhor roupa em um jantar de negócios. Terminada a consultoria, ela se despede, sempre educada. O nicho já tem representantes em Belo Horizonte, de onde as lições partem para clientes de outras cidades de Minas, além de Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
Com o crescimento da banda larga domiciliar no país e a proliferação dos cursos a distância, a versão on-line das lições chiques era consequência inevitável, de acordo com a consultora Cristina Gontijo, a mulher bem-educada que surge na tela. “Com a correria do dia a dia, as pessoas estão tentando resolver tudo pela internet. Recebíamos diariamente dezenas de e-mails vindos de outros estados pedindo consultoria, aí tivemos que nos adaptar”, conta a psicóloga, com pós-graduação em marketing e MBA em gestão, consultora especialista em estilo, imagem e análise de cores.
Para quem duvida do método desenvolvido por Gontijo, em parceria com a colega Agni Melo, ela explica que as imagens das webcams e de fotografias dos clientes são as bases das conversas. Além disso, um poderoso banco de dados ilustra as lições. “Temos centenas de imagens que enviamos para o cliente entender melhor o assunto tratado”, explica.
Ela detalha a abordagem: “A princípio, levantamos o objetivo do cliente, analisamos seu estilo por meio das fotos que nos são enviadas e fazemos diversas combinações de suas roupas, além de ensinarmos etiqueta pessoal (empresarial e social)”. Outro ponto importante: as professoras treinam, on-line, junto com o cliente, maneiras ideais de falar, postura e até expressão corporal.
O suporte tecnológico pode ser usado para dicas diversas. Como se comportar independentemente da ocasião, ter boas maneiras, escolher a roupa e cores adequadas para cada acontecimento são as mais pedidas. “Até o curso de etiqueta à mesa pode ser realizado virtualmente e é sempre muito requisitado”, diz Agni Melo.
Gontijo explica que a consultoria on-line é bem semelhante à presencial, com vantagens que vêm a calhar na correria habitual dos clientes, como o horário flexível. Em compensação, módulos como as compras acompanhadas das professoras ficam de fora. O MSN ainda não evoluiu a esse ponto. Mas, com o avanço do e-commerce, quem sabe um dia? Por outro lado, o universo da “e-tiqueta”, relativo aos bons modos no mundo virtual, também merece destaque. Cristina adianta algumas dicas, para e-mails, comunicadores instantâneos e redes sociais (veja o quadro).