Escolher o cardápio do casamento é uma tarefa que deve ser feita com muito cuidado. Além da música e da decoração, a comida é outro ponto super comentado. E dentre as inovações desse setor, você sabe o que são os ‘finger food’? Casamentos e festas mais descoladas já aderiram ao ‘finger food’, ou seja, alimentos que são comidos com as mãos mesmo. A expressão ‘finger food’ tornou-se conhecida quando a atriz inglesa Joan Collins começou a exigir aperitivos pequenos para comer com a ponta dos dedos. O motivo: não borrar o batom. Esse cardápio entrou de vez no Brasil, e promete ficar. Simplificando a maneira de servir, mas receber em grande estilo, tornou-se uma ótima opção para todos os tipos de comemorações e os adeptos não acreditam ferir a etiqueta.
Várias vantagens fazem você optar por esse conceito. Uma delas é a de oferecer vários sabores em uma refeição. Basta usar molhos variados. Os pratos principais são transformados em porções menores degustadas de uma vez só. É nessa hora que entra a criatividade. Quanto aos utensílios para utilizar, dá para adaptar alguns utensílios que se tem em casa, entre eles, pequenas tigelas, colherinhas ou mesmo potinhos de plástico próprios para isso que não custam muito caro. Faca e garfo são pouco usados. O que auxilia na hora de comer são guardanapos, palinetes, colheres grandes, copinhos, cumbuquinhas, tacinhas e até outros alimentos com a função de base. São um trunfo não apenas para diversificar o cardápio, mas também o visual de uma festa. Dependendo do design escolhido, é o clima que o evento terá, servindo inclusive, como decoração.
Essa é uma ótima dica para quem quer uma festa dançante, moderninha, sem mesas para todos os convidados. É bacana, prático e ainda tem design. Nos jantares de casamentos modernos, a comida é servida em potinhos que mais parecem de sobremesa. Os pratos ainda podem ser tradicionais: risotos, massas, sopas, cremes, carne seca. Mas nada das longas mesas e travessas dos buffets: é tudo servido em pé, em estilo coquetel – com pazinhas e colherzinhas – enquanto os convidados dançam ou conversam. O estilo ‘finger food’ é prático, informal e permite que as pessoas comam em pé.
Além de informal, a ‘finger food’ pode ser um alento de economia em meio a tantos gastos. Sai em média 25% mais barata que os jantares tradicionais.
Vale lembrar que não são somente as comidinhas salgadas que podem entrar no cardápio de ‘finger food’. Os docinhos também são perfeitos para servir aos convidados, causando frisson entre todos os presentes pelo sabor e também pelo colorido que proporcionam à mesa.