Sabe aquele momento-dilema que toda mulher passa ao acordar e se olhar no espelho? Pandora dá o caminho para você driblar as intempéries e sair linda de casa
Atire a primeira pedra quem nunca acordou feia. Mesmo que isso seja algo da sua cabeça (quase sempre), saiba que todos ao menos uma vez na vida já se sentiram assim, um verdadeiro patinho feio.
“É muito natural que as pessoas mudem suas sensações sobre elas mesmas. No caso da mulher, o que pode aumentar a sua sensibilidade em relação à beleza é o resultado da criação, do contato com as pessoas, do feedback que foram recebendo, ou, ainda, resultado da cultura em que vivem, que acaba por ditar padrões rigorosos e inflexíveis”, afirma o psicólogo e terapeuta comportamental Renato Camargos Viana.
Com que roupa eu vou?
Driblar esses dias ruins parece ser um desafio, mesmo depois de um banho, uma maquiagem – seja o que for – ainda assim, o dia parece que vai ser mais longo do que o esperado. Para complicar ainda mais as coisas, a escolha da roupa e o embelezamento antes de sair de casa precisam ser ágeis, práticos e certeiros. É aí que surge o desafio: a arte do disfarce.
“No dia em que não estamos bem, o melhor é adotarmos visuais que sabemos que já deram certo. Nesses dias, ficar trocando várias vezes de roupa até achar uma que nos agrade, além de a chance de dar errado ser maior, podemos nos atrasar. Por isso a dica é escolher aquelas roupas que você sempre recebe elogios com elas”, conta Cristina Gontijo, coautora do livro recém-lançado “Imagem Pessoal e Etiqueta – O caminho mais curto para o sucesso”.
Para Thais Azze, maquiadora e apresentadora de TV, lidar com as câmeras mesmo em dias ruins não é desculpa para aparecer impecável. “Adoro vestidos mais soltinhos com estampas alegres. Assim você não tem trabalho de ficar escolhendo uma peça que lhe caia bem. Antes de sair passo um bom perfume e escolho uns óculos escuros bem bonitos. Essa receita á infalível”, indica.
Noites longas
Mesmo que você durma várias horas à noite, as olheiras insistem em aparecer e revelar facilmente o cansaço. Se esse é o seu caso, o corretivo é um ótimo aliado para disfarçar as olheiras, porém, passando de forma incorreta, corre o risco de ficar com aquelas manchas exageradas, carinhosamente chamadas de “olhos de panda”. Segundo a maquiadora e cabelereira Jana Záhida, o ideal é testar dois tons diferentes até encontrar algo que se aproxime da sua pele. “Prefiro usar o corretivo cremoso e não o líquido, que tem uma melhor cobertura e dura ao longo do dia. Quando for passar, use o restante que ficou no dedo para corrigir outras partes do rosto e deixar uma aparência mais uniforme”, explica. Para dar um “up”, finalize com toques de blush, um lip balm na boca e bastante rímel.