Durante a semana, às vezes falta tempo para arrumar a mesa das refeições como gostaríamos. Mas a verdade é que quando ela é bem colocada, os pratos ficam mais valorizados e as pessoas têm mais vontade de sentar-se à mesa. Por isso, vale dedicar um pouco mais de tempo a essa atividade, especialmente quando for receber parentes e amigos em casa.
Embora cada pessoa tenha um estilo de colocar a mesa, existe um padrão para arrumar os pratos, talheres e copos. “A disposição correta dos utensílios na mesa facilita o acesso a eles e seu manuseio”, afirma a consultora de etiqueta Agni Melo.
Segundo Agni, uma maneira simples de lembrar o que vai de cada lado do prato é separar os utensílios que têm nomes ‘femininos’ para direita e os de nomes ‘masculinos’ para a esquerda. “A colher da sopa e a faca, por exemplo, ficam sempre à direita do prato”, explica. O garfo sempre deve ser colocado à esquerda do prato e o copo, acima dele e à direita. Além destes utensílios, também não podem faltar guardanapos de papel. Pequenos ou grandes, eles são encontrados no portfólio de Qualitá.
Se for servir vinho, o ideal é que o copo ou a taça seja posicionado na direção acima da faca. Como geralmente também é servido água, o mais indicado é deixar o copo para ela à esquerda do copo do vinho.
Para deixar a mesa mais charmosa no dia a dia e em ocasiões especiais, além de seguir estas regras, siga algumas sugestões: monte um arranjo de flores, uma cesta de frutas ou pegue aquele vasinho usado para decorar outro lugar da casa. Outra dica da consultora é usar toalhas mais bonitas quando for receber visitas.
Confira as dicas da consultora Agni Melo para a sua mesa ficar sempre bonita e em ordem:
– A faca fica à direita, com a lâmina voltada para o prato.
– O garfo e o guardanapo ficam à esquerda.
– Quando for servir sopa, a colher deve ficar depois da faca.
– Os talheres de sobremesa ficam acima do prato e obedecem à seguinte ordem: mais perto do prato fica a faca com a lâmina virada pra ele e o cabo voltado para a direita. No meio, o garfo com cabo para a esquerda e, por último, a colher com cabo para a direita.