TENDÊNCIA | A ARTE DE ARRUMAR

Cristina Gontijo

MOSTRE QUAL É O SEU ESTILO

estiloA nossa imagem é o que de mais caro podemos “vender”. Essa é uma preocupação desde os homens das cavernas, que não só usavam as peles para se protegerem, mas também para comunicarem aos demais seu poder como caçador. Estudos já comprovaram que esse homem também usava bijuterias e maquiagem. O historiador francês Philippe Ariès menciona em sua obra História Social da Criança e da Família sobre a origem dos tratados de cortesia datados do final da Idade Média, onde falam a respeito da manipulação da aparência e comportamento com fins de agradar o outro.

Desde a vestimenta do primeiro adereço pré-histórico nasceu o poder da aparência na comunicação. Podem-se encontrar modelos, ao longo de toda a história do traje, que revelam a incoerência da funcionalidade deste. É evidente que nem tudo na roupa é pura frivolidade, mas é sensato reconhecer que predominam os fatores estéticos, exibicionistas e ostentatórios na vasta variedade de padrões, materiais, cores e formas.

De fato o ser humano se representa através daquilo que veste. As roupas são verdadeiras formas de comunicação não-verbal. Vestem-se para si próprios e, especialmente, para os outros. A ação de cobrir o corpo comunica quem você é, o que faz, o que gosta, o que deseja, de onde vem, qual o seu papel social, entre outras coisas. E assim são criadas maneiras, comportamentos e atitudes.

Por isso, a interpretação que damos a nós mesmos é muito importante para se conseguir atingir objetivos profissionais ou pessoais. Uma pessoa que almeja ascensão profissional tem que vender uma imagem condizente com esse desejo. Trocando em miúdos, um advogado em uma audiência em que terá que conquistar a confiança de um júri deverá escolher peças que traduzam isso: cores escuras, roupa estruturada (que não são molengas), corte reto. Tudo isso passará uma mensagem de confiabilidade, credibilidade e persuasão.

Nós conhecemos o mundo através de parâmetros que são construídos dentro de nós, isso significa que, falando de uma avaliação que fazemos de uma pessoa, empresa ou marca, temos um sentimento em relação a cada um desses. Esse sentimento acontece em segundos e podemos chamar isso de impressão. Várias impressões construirão uma imagem, que será construída ao longo do tempo.

De uma forma geral, o tipo de vestimenta sempre representou algo mitológico e uma característica da separação da sociedade em castas e classes. A roupa, tanto moderna quanto antiga, carrega um significado do papel que o indivíduo representa dentro da sociedade, é uma forma de distinguir o grupo ao qual o indivíduo pertence.

A ROUPA E A MENSAGEM TRANSMITIDA POR ELAQuadro

Vamos analisar exemplos práticos de roupas que escolhemos em nosso dia a dia e a mensagem transmitida por elas: