Comemorações de fim de ano podem ser a hora de trabalhar o marketing pessoal

ANDRÉA JUSTE

novas-amizadesO ambiente de trabalho é onde passamos a maior parte do nosso dia. E, assim, a maioria das empresas se mobiliza para organizar as confraternizações de fim de ano. Muito mais que encontrar com os colegas em uma situação mais livre, essas festas podem ser ótimas oportunidades para ampliar as amizades e fazer contatos profissionais.

Segundo a consultora de etiqueta Agni Melo, apesar de algumas pessoas se sentirem desconfortáveis em participar desses eventos, eles são de extrema importância. “É possível conhecer a pessoa certa e, então, o funcionário ser deslocado de função e acontecer até uma promoção”, exemplifica.

Os momentos fora da empresa também ajudam as pessoas a mostrarem mais a personalidade. “Tenho relato de uma cliente que era vista como tímida, recatada e uma ‘executora de tarefas’, mas em uma oportunidade de conversar com as pessoas ela pôde se mostrar. Por ela ser comedida, as pessoas não percebiam o quanto a criatividade dela era colocada nos projetos”, diz.

Para a master coach Yurami Sarah, esses eventos são uma oportunidade de trabalhar o marketing pessoal. “De forma sutil, despretensiosa, a pessoa pode descrever suas conquistas deste ano e compartilhar, de forma descontraída, as novas estratégias desenvolvidas. É uma sementinha para poder colher um fruto à frente, nada insistente”, diz.

Na opinião do master coach Luiz Cláudio Riantash, as confraternizações favorecem novos projetos. “A pessoa está mais solta, pode fazer um pedido, propor parceria, algo que em um ambiente formal não aconteceria. A festa de fim de ano traz varias oportunidades, se a pessoa estiver aberta”, fala, lembrando que as situações que mais geram vínculos são festas e esporte.

Assunto. Para que esse momento seja bem aproveitado, Riantash sugere que os funcionários evitem as “panelinhas” diárias, optando por conversas com pessoas de outros setores. “É possível descobrir afinidades, como gostar de uma mesma banda, ter um conhecido em comum. A descoberta desses vínculos fortalece relacionamentos, que surgem de afinidades”, afirma, destacando a importância de dar atenção à fala do colega.

Jornal

Para começar uma conversa, procure temas leves, como filmes e músicas. “Não se deve invadir a vida do outro, fazer perguntas indiscretas”, orienta Agni.

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