“O sucesso de uma estratégia é saber utilizar dois aspectos: o tempo e o espaço” – Napoleão Bonaparte
Por Gérson Peres Batista*
A História nos conta que Napoleão Bonaparte, mesmo com exércitos menores conseguia dominar exércitos maiores, derrotando seus adversários.
Napoleão, que era um grande simpatizante do xadrez, afirmava que o tempo e o espaço são a base de uma estratégia vitoriosa.
Esses dois princípios têm sido levados muito a sério pelos enxadristas (jogadores de xadrez) em seus embates no tabuleiro. Não dá para se falar de uma boa partida onde os jogadores ignoraram fatores como mobilização das peças (o tempo) e a distribuição harmoniosa delas no tabuleiro (o espaço).
O tempo e o espaço são também fundamentais quando se fala em organização da vida pessoal e também nas empresas.
Uma casa que tenha harmonia na ocupação dos seus espaços torna o ambiente mais agradável à vista, poupa trabalho para a pessoa encontrar objetos nela e causa motivação interior no indíviduo, reflexo do ambiente externo organizado.
O mesmo acontece em empresas onde o senso comum diz que um layout harmonioso, com a distribuição adequada dos móveis; gavetas, mesas e armários arrumados; pintura bem cuidada etc., faz com que o trabalhador renda mais em sua tarefa por se sentir à vontade nesse ambiente. O espaço tem estreita relação com nosso interior e nossas atitudes.
Ocorre o mesmo com a questão do tempo. Tanto na vida pessoal quanto nas questões do trabalho, usar com equilíbrio o tempo fará com que consigamos realizar muito mais coisas do que geralmente fazemos.
O ambiente é o mesmo, o tempo é o mesmo, nós somos os mesmos, o diferencial porém está em sabermos utilizar com sabedoria o tempo e o espaço!
* Sobre o autor: Gérson Peres Batista é professor de xadrez e editor do site www.clubedexadrez.com.br