Perfil_1

Look certo sem medo de errar

Por Daniela Nunes

Especialistas ensinam como reconhecer seu estilo pessoal e montar um guarda-roupa que favoreça cada tipo físico feminino

Você sabe escolher as roupas certas e tirar proveito de seu tipo físico ao vestir-se para o dia a dia e para o trabalho? Segundo Agni Melo e Cristina Gontijo, autoras do livro Imagem Pessoal e Etiqueta – o caminho mais curto para o sucesso, saber a proporcionalidade e o potencial do próprio corpo, além de identificar as roupas mais adequadas para você, são os grandes segredos de quem se veste bem.

Alguns tipos de roupas são capazes de suavizar e dar harmonia ao corpo de algumas pessoas, mas não têm o mesmo efeito em outras. Na publicação, as profissionais explicam que isso ocorre porque homens e mulheres podem ser classificados em tipo físicos bem definidos. No caso das mulheres, há silhuetas oval, ampulheta, triângulo, triângulo invertido e retângulo/semirretângulo. Os homens também se encaixam nas mesmas classificações, exceto pelo tipo ampulheta.

Dona de quadris largos e pernas grossas, a analista de sistema Aline Arêdes conta que sempre está atenta nas horas das compras: “Não é qualquer estilo que fica elegante em mim. Evito usar bermudas curtas e muito apertadas, para não marcar as pernas e dou preferencia para roupas que não chamem atenção para os quadris”. De acordo com a escritora Cristina, especialista em Vestimenta Empresarial e em Estilo, Imagem e análise de Cores, a moça está no cainho certo. ajustadas e não apertadas”, observa. A autora Agni acrescenta: “O ideal nesses casos é usar golas volumosas, cores claras na parte superior e escuras na parte inferior”.

Já para mulheres que tem os ombros mais largos que os quadris, a dica é inverter o padrão de cores citado acima. “Normalmente, tal tipo físico é próprio de silhuetas em forma de triângulo invertido. Para atingirem o equilíbrio, essas pessoas precisam aumentar visualmente o quadril, chegando a uma medida proporcional ao ombro”, explica Cristina.

Dresscode empresarial

Para compor um look adequado ao trabalho, Cristina Gontijo alerta que é preciso tomar alguns cuidados na escolha das roupas. Segundo ela, um doa maiores erros que as pessoas costumam cometer no ambiente de trabalho é pensarem que um determinado estilo de roupa pode ser usado em vários lugares. “Misturar moda social (aquela que usamos para passear ou ir em festas) com empresarial não é a melhor ideia”.

A especialista destaca a palavra “discrição” – seja nas cores ou nas peças – como aquela que mais combina com o ambiente profissional. Usar acessórios que não combinam e decotes exagerados, por exemplo, pode destruir a boa imagem de uma pessoa. Sapatos, bolsas ou pastas muito gastos; unhas descascadas ou muito longas; e roupas, pele ou cabelo sujos também estão entre os piores desleixos listados no livro.

Para não haver erros na hora de compor um visual para o trabalho, a autora Agni, que é pós graduada em Design de Moda e especialista em Comportamento, Etiqueta Social e Empresarial, dá uma preciosa dica: “Existe uma formulazinha que ajuda as pessoas a acertarem a roupa: tendência da moda + estilo pessoal + tipo físico + idade + perfil da empresa + função desempenhada. Já que quer acertar na vestimenta social, o indicado é considerar: tendência de moda + estilo pessoal + tipo físico + idade + evento + o papel a pessoa no evento”, pontua a autora.

Com que roupa você vai?

Oval / redondo

Características: há volume no busto, na cintura e nos quadris. O ponto mais proeminente é a barriga.

O que usar: mangas ¾ (três quartos), cores escuras, roupas do tamanho certo (nem largas nem justas demais) e decotes em V.

Ampulheta

Características: é o famoso corpo violão. Harmonia de medidas entre ombros e quadris e cintura bem fina.

O que usar: tudo. Entretanto, se estiver acima do peso, é possível diminuir visualmente os quadris e os seios. Valorizar a cintura é outra opção, usado blusa cruzada, com linhas que chamem a atenção para a cintura.

Triângulo

Características: possui as linhas dos ombros e a cintura com medidas praticamente iguais. O volume do corpo concentra-se da cintura para baixo.

O que usar: golas volumosas, linhas horizontais que saiam do ombro, acessórios como brincos e colares que destaquem a parte de cima do corpo.

Triângulo invertido

Características: a medida da cintura e do quadril e praticamente a mesma, bem mais estreita que os ombros.

O que usar: peças lisas, escuras, sem brilhos na parte de cima; e cores claras, vivas e chamativas na parte de baixo. Também são indicados manga raglã, manga morcego, modelos soltos e calças ou saias que dão volume na parte de baixo.

Retângulo ou semirretângulo

Características: é praticamente a mesma medida de ombros, cintura e quadris.

O que usar: para criar uma cintura ilusória, o indicado são camisetas que tenham pence, marcando uma espécie de linha imaginária para a cintura, calças com pregas, calças boca de sino ou ainda pantalonas e spencer com cintura construída.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.