Veja como funciona a gorjeta em mais três países preferidos pelos brasileiros.
Estados Unidos
Nova York, Estados Unidos
Os Estados Unidos não possuem uma lei específica sobre as gorjetas, tip em inglês, mas elas já se tornaram uma convenção social. Mesmo se o serviço oferecido for regular ou ruim, espera-se que uma gorjeta seja oferecida, ainda que em valor mais baixo do que o comum. O tradicional é pagar ao menos uma taxa de 15% de gorjeta. Há algumas cidades norte-americanas que aumentaram a convenção entre 17% a 20%. Em Nova York e Las Vegas, por exemplo, a gorjeta costuma ser mais alta do que em Miami e Orlando, muito visitadas por brasileiros. Para carregadores de malas, o comum é oferecer 1 dólar para cada mala e, para camareiras, é comum deixar 2 dólares em cima da cama do hotel.
Uruguai
Punta del Este, Uruguai
A regra das gorjetas no Uruguai funciona de maneira bastante semelhante à Argentina. Apesar de não ser algo obrigatório por lei, a convenção social indica que é de bom tom oferecer ao menos 10% de gorjeta nos estabelecimentos.
França
Vista de Paris, França
A França é um dos países que possui regra quanto às gorjetas, pourboire em francês. No país, há a obrigatoriedade de pagar uma taxa de 15% que já vem impressa na conta com a descrição de “serviço incluído” (em francês: “service compris”). Porém, ainda há quem adicione um valor a mais em suas contas, principalmente em restaurantes sofisticados do país. Esse valor extra é definido a critério do cliente.
Fonte: Yahoo