10/12/11
É tempo de brindar! Seja para comemorar as conquistas de 2010 ou para celebrar o próximo ano. Mas nos dias festivos que se aproximam, é preciso estar atento para não cometer gafes.
A professora de etiqueta corporativa do Senac/MG Markelly Ortlieb explica que um brinde é um ato de homenagem. “Podemos erguê-lo em homenagem a uma pessoa, uma equipe, uma empresa… O brinde também serve para evidenciar o ponto alto de uma comemoração ou confraternização, agradecendo a presença dos convidados”, diz.
Ainda de acordo com Markelly, deve-se executar um breve discurso, seguido de um convite para apreciar a bebida.
Agni Melo, especialista em comportamento e etiqueta social e empresarial, ressalta que é uma grande gafe o homenageado levantar-se e beber em sua própria honra. “A pessoa não se levanta, nem bebe no momento em que os demais bebem em sua homenagem. O elegante é ele aguardar a homenagem, em seguida se levantar e agradecer, afirma.
Momento certo
Markelly Ortlieb explica que em uma mesa de jantar, o momento correto de erguer o brinde é logo após as pessoas terem terminado de apreciar o prato principal. “Os brindes são o chamado o ponto alto da refeição. Num casamento, por exemplo, é na hora de cortar o bolo. Antes ou depois disso, é inadequado”.