Série gorjeta – Brasil, Argentina

A gorjeta surgiu na Inglaterra, durante o século 17 e hoje é usada no mundo inteiro para demonstrar a satisfação por um serviço prestado. Há locais do mundo em que a gorjeta é regra e lei, já em outros é algo apenas cultural e não pagá-la pode ser considerado um ato extremamente grosseiro.  Falarei da regra da gorjeta nos dez países mais visitados pelos brasileiros, aqui em “Dicas e Novidades”.

Brasil

264

Parque Municipal, Belo Horizonte/MG, Brasil

A maioria dos estabelecimentos da área hoteleira e gastronômica adiciona na conta uma taxa de serviço de 10% sobre o valor consumido. Essa taxa é opcional e pode ser entendida como gorjeta. Mas, em casos de excelente atendimento, também é comum pagar diretamente ao garçom sem uma porcentagem pré-determinada.

Argentina

265

 

La Boca, Buenos Aires, Argentina

Na Argentina gorjeta é chamada de propina. O valor pode variar entre 10% a 20%, e deve ser deixado em cima da mesa, embaixo de um prato ou de um copo ou até mesmo embaixo da conta. É mais comum dar o valor em espécie, pois dificilmente os estabelecimentos adicionam a gorjeta no cartão. Em hotéis, é comum dar 10 pesos nos mais básicos e 20 pesos em outros mais sofisticados. Aos carregadores de malas, o indicado é dar entre 2 a 5 pesos. Já aos taxistas, não é comum dar gorjetas. Os argentinos preferem receber gorjetas em pesos em vez de dólares.

Fonte : Yahoo

Compartilhe seu amor
cristina.gontijo
cristina.gontijo
Artigos: 198

Atualizações da newsletter

Enter your email address below and subscribe to our newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página