Sim todos nós somos marcas!
Para começarmos do começo: o que é marca?
Peço licença para David Ogily para colocar a definição dele:
“Marca é a soma intangível dos atributos de um produto; seu nome, embalagem, preço, sua história, reputação e a maneira como ele é promovido. A marca é também definida pelas impressões dos consumidores sobre as pessoas que a usam; assim como pela sua própria experiência pessoal.”
Partindo dessas definições, o que seria uma marca pessoal?
É aquilo que é percebido pelas pessoas sobre nós! O que dizemos e fazemos! Essa percepção que as pessoas têm de nós é construída por meio dos nossos pontos de contato, que podem ser pessoais ou remotos (off-line ou on-line). Aqui, neste Blog, é um deles.
Saber quem somos e onde queremos chegar é fundamental!
O gestor de marcas pessoais pode trabalhar uma marca de maneira ampla e profunda, com o objetivo de gerar valor à ela, melhorando sua percepção e clarificando isso para o seu público.
Este trabalho engloba uma jornada minuciosa da marca, do marketing e da imagem da pessoa em questão. Confira pontos que podem ser percorridos:
Marca Pessoal
🎯Marca Pessoal / Personal Branding
🎯A descoberta da Marca Pessoal
🎯Pilares de uma Marca Pessoal
🎯Autoconhecimento
🎯Valores
🎯Propósito
🎯Clareza, Coerência e Constância
🎯Percepção da Marca
🎯Valor de Marca
🎯Aplicabilidade
Marketing Pessoal
🎯A comunicação de uma marca pessoal
🎯Mercado
🎯Competências
🎯Conhecimento, Habilidades e Atitude
🎯Repertório
🎯Ciclo de vida
🎯Hard Skills e Soft Skills
🎯 Como apresentar uma marca em um mundo Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo.
🎯Por quê? Como? Onde? Quem?
🎯Forma x Conteúdo
🎯Redes Sociais
A Imagem Pessoal
🎯A Imagem
🎯O impacto da imagem
🎯Comunicação não verbal
🎯Dress Code
🎯Empresarial X Social
🎯Linguagem da roupa
🎯Tipos de vestimenta empresarial e social e seus códigos
🎯Acessórios
🎯O que deve ser evitado
🎯Erros mais comuns que destroem o visual
🎯Cabelo, maquiagem, barba (lugar e negócio)
Comportamento
🎯Etiqueta Empresarial
🎯Gafes
🎯Precedência
🎯Cumprimentos e apresentações
A Etiqueta no dia a dia
🎯À mesa
🎯No Trabalho
🎯Celular
🎯E-tiqueta (e-mails, comunicadores eletrônicos, redes sociais, videoconferência)
🎯Reuniões
Oratória
🎯A comunicação verbal trabalhada em múltiplas facetas.
🎯Linguagem corporal
Por Cristina Gontijo, estrategista de marcas pessoais