Sim todos nós somos marcas!
Para começarmos do começo: o que é marca?
Peço licença para David Ogily para colocar a definição dele:
“Marca é a soma intangível dos atributos de um produto; seu nome, embalagem, preço, sua história, reputação e a maneira como ele é promovido. A marca é também definida pelas impressões dos consumidores sobre as pessoas que a usam; assim como pela sua própria experiência pessoal.”
Partindo dessas definições, o que seria uma marca pessoal?
É aquilo que é percebido pelas pessoas sobre nós! O que dizemos e fazemos! Essa percepção que as pessoas têm de nós é construída por meio dos nossos pontos de contato, que podem ser pessoais ou remotos (off-line ou on-line). Aqui, neste Blog, é um deles.
Saber quem somos e onde queremos chegar é fundamental!
O gestor de marcas pessoais pode trabalhar uma marca de maneira ampla e profunda, com o objetivo de gerar valor à ela, melhorando sua percepção e clarificando isso para o seu público.
Este trabalho engloba uma jornada minuciosa da marca, do marketing e da imagem da pessoa em questão. Confira pontos que podem ser percorridos:
Marca Pessoal
?Marca Pessoal / Personal Branding
?A descoberta da Marca Pessoal
?Pilares de uma Marca Pessoal
?Autoconhecimento
?Valores
?Propósito
?Clareza, Coerência e Constância
?Percepção da Marca
?Valor de Marca
?Aplicabilidade
Marketing Pessoal
?A comunicação de uma marca pessoal
?Mercado
?Competências
?Conhecimento, Habilidades e Atitude
?Repertório
?Ciclo de vida
?Hard Skills e Soft Skills
? Como apresentar uma marca em um mundo Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo.
?Por quê? Como? Onde? Quem?
?Forma x Conteúdo
?Redes Sociais
A Imagem Pessoal
?A Imagem
?O impacto da imagem
?Comunicação não verbal
?Dress Code
?Empresarial X Social
?Linguagem da roupa
?Tipos de vestimenta empresarial e social e seus códigos
?Acessórios
?O que deve ser evitado
?Erros mais comuns que destroem o visual
?Cabelo, maquiagem, barba (lugar e negócio)
Comportamento
?Etiqueta Empresarial
?Gafes
?Precedência
?Cumprimentos e apresentações
A Etiqueta no dia a dia
?À mesa
?No Trabalho
?Celular
?E-tiqueta (e-mails, comunicadores eletrônicos, redes sociais, videoconferência)
?Reuniões
Oratória
?A comunicação verbal trabalhada em múltiplas facetas.
?Linguagem corporal
Por Cristina Gontijo, estrategista de marcas pessoais