fbpx
14 outubro 2019
Comments: 2
Category: Blog
14 outubro 2019, Comments: 2

O assunto hoje são as calças masculinas, vamos falar dos principais tipos começando pelas informais até chegarmos nas formais.

Calças Desportivas

Calça desportiva é aquela usada para a prática de atividades físicas, é  diferente da esportiva, que é um estilo de se vestir.

As calças desportivas podem ser calças de Treino e Moletom.

As calças de treino geralmente são folgadas na parte superior e estreitas na parte inferior, com tecido sintético elástico.

As calças de moletom são historicamente as mais antigas desses dois tipos de calças. Elas possuem um ajuste muito solto com uma cintura elástica ou cordão, e bolsos.

Calças Esportivas

Calça Pijama/Cordão

Esta calça permite que você aperte a cintura, o que é prático, mas bastante esportiva.

Calça Jogger

As calças jogger, em português `corredor`, são modernas, com a cintura elástica ou de cordão, e muitas vezes possuem bolsos com zíper para manter os pertences presos. A grande diferença está no ajuste – as joggers se ajustam bem nas pernas e dão um visual aerodinâmico.

Jeans

Esta calça, encontrada em todo o mundo, são extremamente versáteis, vão desde as rasgadas até as escuras sem lavagem e sem costuras aparentes. Essas últimas são mais arrumadas que as cargo, que falaremos na sequência.

Calça Cargo

As calças cargo são calças de algodão com vários bolsos grandes nas laterais das pernas, originalmente usados para guardar curativos e outros equipamentos, pelos militares, em 1930.

A maioria delas é larga, mas há também as que têm um corte mais fino na perna e são afiladas no tornozelo.

Calças Casuais

Calça Chino

As calças Chinos foram originalmente feitas na China para os soldados das Filipinas durante a guerra hispano-americana. São calças leves, sem costuras aparentes, frente lisa (não têm plissado).

Calças de Sarja

Calças de Sarja frequentemente utilizadas no dia a dia em contextos casuais,  foi feita para ser usada com um blazer.

Calças de veludo

Os tecidos encorpados devem ser usados no inverno. Usar esse tecido no verão brasileiro passaria uma mensagem de uma pessoa pouco antenada.

Calças Formais  

Calças de Alfaiataria

Muitos me perguntam se é certo usar calça de alfaiataria mais curta, comumente usadas nos tipos citados anteriormente. A questão é simples, quanto mais curta a calça estiver menos formal o visual estará. Se esse é o seu objetivo e ainda, se você não se importa em se parecer mais baixo, aposte sem medo. Por outro lado, se a ocasião pede formalidade o tamanho deve ser exato, aquele que encosta no sapato, sem sobrar nada, mas nada mesmo de tecido ou ainda um pouquinho mais curto, preferencialmente para pessoas que não têm sobrepeso. Essas calças, que anteriormente deveriam vir com um vinco na perna, feito no ferro, hoje somente em situações bem formais. Embora o assunto seja calça, não resisto em falar sobre as meias coloridas… No formal, evite!

Conheça a consultoria de Imagem Pessoal Masculina.

Por Cristina Gontijo

 

2 responses on “Calças Masculinas

  1. Anderson Gomide disse:

    Muito explicativo, gostei!

  2. Jorge Fonseca disse:

    Muitas calças, não tinha ideia, obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat