Por Cristina Gontijo
A vida moderna está nos distanciando do outro. Antes gostávamos dos seres humanos e hoje nós fugimos deles, fugimos e ao mesmo tempo buscamos suas “curtidas” em nossas postagens, fugimos enquanto estamos diante deles nos restaurantes ou bares e preferimos vê-los somente em sua parte mais legal colocada no Instagram, Face ou You Tube. Costumávamos conversar com as pessoas e hoje se ficamos 30 segundos sem fazer nada, a primeira providência é pegar o celular e ver se perdemos alguma coisa… Aliás, esse aparelho tem sido mais importante que qualquer amigo, conhecido ou pessoa que esteja por perto. Você sabe por quê? Acontece que nessas redes somos “editáveis”. Nelas, nós mostramos somente o que queremos, podemos trocar, excluir, mas se temos que apresentar uma ideia de forma presencial, aí algumas pessoas até passam mal. Não é à toa que mais de 500 mil jovens tiraram nota zero na prova de redação do ENEM no ano passado, quem não sabe conversar, não sabe escrever. A comunicação é fundamental para qualquer pessoa.
Conheça o curso de Oratória da Arte de Treinar.
Sou formada em comunicação já faz mais que uma década e percebo que não evoluímos com tantas ferramentas para transmitir nossas ideias e acabamos sendo induzidos em clicar, curtir somente e me sinto carente de conversas mesmo. Adorava as bobagem faladas nos corredores da faculdade, agora observo que ninguém nem se olha. Triste, eu ando muito triste e nem sei mais como conversar atirada no sofá com filhos e amigos. A tensão vai matando nossa coragem e entusiasmo.
Há poucos dias quando falei com entusiasmo, meu filho me disse “mãe como tu é feliz” fiquei me perguntando será verdade ou brincadeira!
Olá Solange, agradeço o comentário. Segundo reportagem de capa da Revista Veja as pessoas que sabem se comunicar ganham mais e têm ascensão profissional mais cedo. Uma característica comum dos líderes é que são ótimos comunicadores. Por isso, quem quer sair na frente precisa se comunicar de maneira assertiva.