Não tenha dúvidas de que a imagem pessoal pode abrir ou não portas muito importantes na vida, como um emprego melhor ou mesmo um novo relacionamento. Mas a dúvida é: como conseguir melhorar essa imagem apostando em uma nova atitude corporal, ou seja, como moldar o comportamento e passar a ser melhor visto por todos?
Para te ajudar a entender esse assunto e a aprender a usar a imagem pessoal a seu favor selecionamos algumas dicas muito úteis para o dia a dia e que facilmente poderão ser incluídas nos hábitos. Confira!
- Começando pela postura
O primeiro passo é prestar atenção na postura corporal, pois ela pode transmitir segurança a todos que estão a volta. Aquele ditado que diz que “ a primeira impressão é a que fica” tem seu fundamento, e algumas vezes não se terá uma segunda chance para corrigir uma imagem pessoal que não tenha sido bem transmitida.
Não estamos dizendo que é preciso ser uma pessoa diferente, pelo contrário, o que contará mais pontos será a naturalidade com que a pessoa consegue conduzir cada tipo de situação, seja boa ou ruim.
- Esteja sempre atento quanto as distrações
Hoje em dia, é quase impossível conseguir conversar com outra pessoa sem que ela esteja segurando um celular e, de vez em quando, até pare de prestar atenção na conversa pessoal para responder mensagens e interagir com as redes sociais.
Por mais que isso possa ser classificado como um hábito da vida moderna, seja enquanto estiver reunido com a família, amigos ou mesmo no trabalho, essa atitude é muito deselegante e pode demonstrar falta de interesse pelo o que esteja acontecendo no momento.
Essas pequenas distrações não são positivas para a imagem pessoal, pois é preciso estar concentrado e focado no que importa em cada momento.
- Gestos e expressões
Nem sempre é difícil, mas manter uma expressão cordial também é muito importante, mesmo que esteja passando por momentos de dificuldades. Quando se fala em imagem pessoal, tudo conta: postura, gestos, nível de atenção e vestimentas. Ou seja, é um conjunto de detalhes que constroem essa imagem.
Os gestos, em proporção adequada, também podem estimular o ouvinte a prestar mais atenção no que você estiver falando e ainda transmite naturalidade. Mas quando os gestos são excessivos acabam se tornando um ponto negativo e isso não é nada interessante.
A voz também poderá ser a responsável por passar uma imagem agressiva, bondosa, entre outras características, então, preocupe-se em manter um tom natural.
- As roupas também influenciam
As roupas têm o poder de construir uma imagem pessoal por si só, sem que o indivíduo precise gesticular ou falar. Por isso, é importante escolher peças que realmente estejam de acordo com a personalidade e que deixem a pessoa confortável e confiante em si mesma.
Pode parecer besteira, mas roupas e acessórios são itens poderosos e ajudam a moldar o comportamento. Por mais que exista a moda das tendências, procure ser fiel ao seu estilo e faça mudanças seguindo seu gosto particular, o que é sempre bem-vindo e ainda poderá representar uma nova fase na vida.
E você, também se preocupa com a imagem pessoal? Não se esqueça de deixar seus comentários.
Conheça o curso de Oratória da Arte de Treinar e a consultoria para Construção da Imagem Pessoal
Sei que não fui escolhida em uma entrevista de emprego por causa da minha postura, tenho tentado melhorar.
Este assunto é extremamente importante, muito bom!