O conceito da comunicação não violenta (CNV) foi trazida em 1960, pelo psicólogo Marshall Rosenberg. Ela propõe uma abordagem da comunicação não agressiva, focando na empatia e na escuta ativa.
Para que a CNV funcione é preciso focar em quatros componentes que falaremos a seguir:
1- Observação
Pare e preste atenção no que está acontecendo a sua volta, tenha o foco na mensagem que está sendo recebida (falas ou ações) sem julgar, tentando entender o que você gosta ou não em relação ao que está acontecendo.
2- Sentimento
Depois do primeiro ponto, vem o entendimento de quais sentimentos aquela situação gera em você. É importante classificá-los, como raiva, medo, alegria, entre outros. E também, a vulnerabilidade não deve ser negligenciada pois ajudará na resolução dos conflitos e melhorar a comunicação.
3- Necessidades
Agora que os sentimentos foram processados, você deve fazer o reconhecimento de suas necessidades se estão conectadas ao que se sente. Preste atenção, pois quando você fala ou melhor expressa o que necessita, aquilo que se pede tem mais chances de ser atendido.
4- Pedido
Para finalizar, deve-se fazer o pedido ou solicitação daquilo que você deseja. Aqui, estamos nos referindo em deixar claro o que se deseja da outra pessoa. Nesta hora, utilize uma linguagem positiva e evite ambiguidades.
Conheça a consultoria individualizada em oratória da Arte de Treinar.