Marca Pessoal é um termo bastante abrangente, mas indo direto ao ponto trazido por Al Ries, autor que mudou o conceito de posicionamento de uma marca, “É o lugar que você ocupa na mente e no coração do outro”.
A Marca Pessoal ou Personal Branding abrange o seu Posicionamento, a sua Essência, os seus Valores, a sua Visão, já o Marketing Pessoal são as ferramentas usadas para a sua Marca Pessoal.
O valor da sua marca pessoal será formado por Clareza, Coerência e Constância. Vamos entender cada um:
Clareza
A sua audiência precisa ter claro, em sua mente, o que você faz melhor e a razão de te contratar. Comunique, com clareza, as suas habilidades, competências e valores. A sua Imagem Pessoal irá ajudar na comunicação dessa mensagem. A clareza de vantagens trará segurança para o seu cliente te contratar.
Coerência / Consistência
A coerência é ser verdadeiro e fiel aos seus valores, mostrar isso de maneira on-line e off-line. O seu cliente procura autenticidade e verdade. É a entrega da promessa, com consistência.
Constância
A forma como você entrega o seu serviço/produto, seus movimentos diários, constantes, manter o processo de entrega. Toda marca se mantém em constante evolução e aprimoramento. Estamos falando de investimento de tempo, dinheiro e energia para manter esta chama acesa. Neste quesito a repetição é grande aliada. Cuidado para não achar que todos já sabem quem você é e o que faz. Todo mundo já ouviu “Quem não é visto, não é lembrado”.
Como você considera que a sua Marca Pessoal é percebida por sua audiência?
Conheça a consultoria individualizada de Marca Pessoal e Marketing Pessoal da Arte de Treinar e também o seu curso, de mesmo nome, em turma aqui.