Um conceito criado pelo professor Jerome McCarthy e muito divulgado por Philip Kotler. É conhecido como “mix de marketing” e representa os 4 pilares básicos para qualquer estratégia de marketing.
Produto
O conceito de produto é tudo aquilo que será ofertado para o cliente como design, embalagem, qualidade, garantia, assistência técnica, serviços etc.
Segundo Kotler: “produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e para satisfazer um desejo ou uma necessidade”.
Para a criação de um produto deve-se entender os atributos que o seu público valoriza e quais foram os pontos ignorados pela sua concorrência, criando um produto que se destaque dos demais.
Preço
Precificar o seu produto pode parecer algo simples, basta calcular todo o custo, divulgação, pessoal e venda, dividir pelo número de produtos vendidos e acrescentar uma margem de lucro.
Mas, não é só isso, pois o preço é uma estratégia de posicionamento. Sendo uma maneira de como estará posicionado na mente do consumidor. Pois, o mercado define o valor, mas é o cliente que define o quanto vai pagar.
Por isso, marcas que apostam no branding gerando mais valor agregado a seus produtos têm mais chances de serem escolhidas e podem também elevar o seu preço, em relação à concorrência.
Praça
Também conhecido como distribuição, é o lugar onde seu produto será ofertado para o seu cliente, podendo ser por ponto de venda, online e outros.
Neste ponto, é importante pensar na logística, como tornar o produto visível no mercado. Vale salientar que é indicado estudar bem o seu público-alvo para não investir em um formato onde eles não estejam.
Promoção
A promoção é fazer o produto ser conhecido, investindo em canais de divulgação, comunicação e linguagem. Usada para atingir e atender as necessidades/desejos do seu público.
Também deve se atentar ao tom de voz da marca, se a comunicação é mais séria ou despojada, se formal ou informal. Tudo depende de qual público você deseja estabelecer um diálogo. Isso está totalmente relacionado com o trabalho de branding.
Você já conhecia os 4P ‘s do marketing? Qual ponto tem mais dificuldade?