CRISTINA GONTIJO*
A crise econômica é a bola da vez. Sua dinâmica e desdobramentos são manchetes em jornais, rádios e TVs de todo o mundo. Neste momento, os holofotes estão virados para esmiuçar o assunto e o mundo organizacional, é claro, também foi atingido. Mas, os momentos difíceis, principalmente na hora de concorrer a uma oportunidade profissional, podem ser facilitados se o candidato souber se comportar e se vestir adequadamente.
Quando vestimos uma roupa e saímos na rua, estamos mandando mensagens para as pessoas, que podem ser positivas ou negativas. Além da roupa escolhida, nos comunicamos por meio dos nossos gestos, tom de voz, expressão corporal, cabelo, acessórios. Devemos estar atentos aos nossos objetivos e às expectativas do outro e nos apresentarmos de acordo.
Imagine um advogado, candidato a uma vaga no principal escritório de advocacia da cidade, chegando para entrevista com jeans e camiseta. Ou um vendedor de prancha de surf atendendo seu cliente na beira da praia com terno e gravata. Estar adequado para um ambiente também facilitará a comunicação, quer seja para vender, informar, participar, enfim, atingir o objetivo desejado.
A imagem de um profissional é a mais importante que se vende. As pessoas se lembram das outras pela habilidade de construir bons relacionamentos, o saber ouvir, a forma como enfrentam situações estressantes, etc.
É interessante praticar o marketing pessoal de dentro para fora, ou seja, construindo bons costumes para então nos preocuparmos com a aparência. E isso é muito importante em uma entrevista para emprego, principalmente com a competitividade ainda mais acirrada.
A aparência externa traduz muito as características de uma pessoa, com seu nível socioeconômico e cultural, seu cuidado pessoal, seriedade, dentre outros. Um indivíduo ou uma instituição serão percebidos por seus clientes de maneira positiva ou negativa, gerando assim uma opinião. Conseguir uma imagem positiva é gerar no seu publico confiança e credibilidade, combinando, assim, o que se diz com o que se faz.
As instituições, considerando a importância dessa comunicação e preocupadas em transmitir uma imagem positiva de sua marca, decidem investir nessa área, apresentando seus funcionários e colaboradores como a tradução de seu próprio negócio.
O profissional, por sua vez, também terá de buscar essa qualificação e se preocupar com suas atitudes no dia a dia, com o convívio com o outro, a maneira como se apresenta, além, é claro, de seu desenvolvimento técnico profissional. Levará a melhor quem se apresentar de maneira melhor em todos os quesitos citados.
§ Psicóloga e especialista em Etiqueta Empresarial e Imagem Pessoal
Sócia-proprietária da empresa Arte de Arrumar, de Belo Horizonte.
VEÍCULO: Hoje em Dia
CADERNO: Primeiro
PÁGINA: 5
DATA: 29/05/09